top of page

O SEXO DEPOIS DA GRAVIDEZ

ARTIGOS

O sexo é uma das maiores dádivas da vida, senão a maior, mas há certas alturas na vida em que se torna complicado exercer o acto, ou por indisposição, ou por motivos físicos, ou por motivos profissionais e financeiros, que acabam por se assemelhar à falta de disposição. O nascimento de um bebé afeta (e muito) a rotina do casal, e falta de tempo, ou o cansaço acaba por ser bastante desgastante numa fase inicial, enquanto não se tornar hábito.


Mas enfim, o que vamos falar aqui hoje é sobre o sexo depois da gravidez, e de que modo é que isso pode ou não afetar uma relação, esclarecer algumas dúvidas cujas pairam por diversas pessoas e outras coisas importantes. Vamos lá aprender algumas coisas!



1. Tudo a seu tempo

Como já devia ser sabido, a mulher não pode voltar a ter relações sexuais logo após o parto, por isso muitas pessoas continuam se questionando qual é o tempo essencial que devem esperar para voltar a praticar. O tempo é entre os 30 e 40 dias, o que vai permitir que o útero volte ao seu estado normal. Sim, porque o útero após o parto ainda irá estar em processo de mudanças, que outrora foram ocasionadas pela gravidez.


Desse modo, uma penetração durante esse tempo seria bastante doloroso, e pior, poderia contrair algum tipo de infeção no útero, que é tudo menos aquilo que nós queremos, certo?



2. O hormônio sexual

O líbido é o desejo ou impulso sexual da mulher, o problema é que durante a amamentação, o hormônio responsável pela produção do leite é a prolactina. A prolactina interfere na disposição sexual da mulher, e reduz o líbido, e resseca a vagina. Deste modo, é óbvio que a mulher irá perder algum tipo de apetite sexual, e isso irá interferir na relação. É necessário que o parceiro tenha isto em conta, visto que muitas vezes a relação pode ficar ameaçada pela falta de sexo.


Se você é um homem a ler isto, então já sabe que deve ser paciente, e manter sempre o bom diálogo com a sua parceira. caso você seja mulher, tente transmitir calmamente esta indicação para o seu parceiro, e explicar-lhe tudo.



3. Alternativas ao sexo depois da gravidez

Já falámos tantas vezes sobre isto aqui no blog, que se torna quase reprovável que você não saiba que o sexo não se resume somente à penetração. O sexo é uma maneira de transmitir o prazer ao parceiro, e há diversas formas de o fazer, que excluam a penetração.


Caso você seja mesmo impaciente, e não consiga aguentar por uma bela sessão sexual, então o ideal seria que começasse a explorar outros tipos de actividades (sem nunca massacrar a sua companheira), como por exemplo o tão glorioso sexo oral (ou até mesmo o sexo oral, se ambos estiverem de acordo com estes parâmetros).


O sexo oral não irá interferir de modo algum com o pós-parto, e como vimos em cima, evitará dores na mulher que sofreria então na penetração. Fantástico, não é?

A masturbação pode também ser uma boa vertente para escapar à sua grande vontade de praticar. Aliás, há muitas pessoas que ficam completamente excitadas por verem o seu parceiro masturbarem-se em frente deles, e isso pode ajudar de certo modo a fortalecer a relação, e também a manter um certo convívio durante aqueles longos e duradouros 30/40 dias. O que lhe parece?



4. Emoções

A última, e não menos importante. Durante algum momento ou situação marcante da nossa vida, há grande variação de humores, e numa gravidez não é excepção. O nascimento de um filho é quase um marco incontornável de uma mistura de sentimentos do casal, coisas que são quase inexplicáveis.


Depois chega a uma fase em que tudo parece incomodar, mesmo até o filho, quando estão numa hora de troca de carinho, e o bebé começa a chorar, e outras situações. Tudo isso gera frustração e desconforto no casal, e é por esse motivos que deve haver sempre um diálogo consistente entre o casal para evitar que possam haver efeitos secundários na relação.


Você já passou por alguma situação deste género, de sexo após parto? Ficou a saber um pouco mais sobre os tópicos abordados, e como ligar com eles de certo modo?

Fonte: YellowProject Crew,1 Outubro, 2015

Charnelblog-2016

DESTAQUE
POSTS RECENTES
ARQUIVOS
bottom of page