top of page

USAR SALTO ALTO PODERIA BLOQUEAR OS SINAIS NERVOSOS DO ORGASMO: ESPECIALISTA COMENTA

PESQUISAS

A relação de amor e fúria das mulheres com sapatos de salto alto ganha mais um curioso aspecto, publicado em estudo científico. Contra todas as teorias de que o salto, além de deixar sexy, pode ajudar a fortalecer a estrutura pélvica da mulher, uma ginecologista e obstetra norte-americana declarou que andar de salto alto todo dia pode dificultar o orgasmo feminino. Segundo uma fisioterapeuta pélvica consultada pelo Bolsa de Mulher, entretanto, o efeito não é tão direto assim. Entenda.


Andar de salto alto prejudica o desempenho sexual?


A opinião da ginecologista Eden Fromberg foi publicada originalmente em um artigo do jornal britânico Daily Mirror.


A tese faz parte de uma lista de hábitos que prejudicam o desejo sexual de homens e mulheres.


Eden afirmou que, para se manter em cima do salto, a mulher força e contrai os músculos pélvicos de “maneira crônica”.


“Se os músculos pélvicos ficam cronicamente contraídos, eles podem se tornar ‘apertados’, o que restringiria a passagem de impulsos nervosos por eles e que se ligam aos órgãos genitais”, explicou ao site.


“Usar salto alto todo o dia afeta o orgasmo feminino; há depoimentos de melhorias de pacientes que aposentaram seus saltos ou passaram a usar raramente”.



Músculo pélvico e orgasmo

A fisioterapeuta pélvica Mônica Santos Lopes explica, entretanto, que esta relação tão estrita é muito rara.

“O orgasmo é um fator psicológico e o uso do salto alto também é um fetiche”, comenta. “Além disso, nunca tive reclamações de mulheres sobre esse fator do salto alto”.

A especialista destaca ainda uma teoria contrária: o salto pode ser um facilitador do prazer.


Sobre um par de saltos, a mulher inclina naturalmente o corpo para frente e o quadril compensa essa instabilidade aumentando a atividade do períneo, conhecido como um potencializador de orgasmos.


“O fato é que os músculos do assoalho pélvico têm relação com o sexo, sim. Se o músculo tem uma carga grande de atividade ao longo do dia, pode gerar um aumento de tensão”, avalia. “Mas a mulher precisa estar bem tensa para que isso leve à dor, o que atrapalharia o orgasmo”.


E se a musculatura do assoalho pélvico for, ao contrário, muito fraca?

De acordo com Mônica, nestas condições, há menos contato entre a vagina e o pênis e, por isso, é possível que se tenha menos prazer no sexo. Uma das alternativas, segundo a fisioterapeuta, é buscar orientação profissional para exercícios de fortalecimento pélvico.



Hábitos que podem dificultar o orgasmo

Há um grupo de mulheres que, mesmo não usando salto alto, deve ficar atento à exigência da musculatura pélvica em hábitos aparentemente comuns.


A fisioterapeuta destaca mulheres que fazem esporte de alto impacto como jump, saltos em camas elásticas, ginástica olímpica e corredoras profissionais.


“Se sentir alguma diferença, é necessário procurar um fisioterapeuta específico, tanto para avaliar o controle urinário-fecal, quanto para satisfação feminina”.




FONTES: por Nathália Geraldo

CHARNELBLOG-2016

DESTAQUE
POSTS RECENTES
ARQUIVOS
bottom of page