ENTENDA A FALTA DE DESEJO SEXUAL NO HOMEM
ARTIGOS
Se a impotência masculina já é assunto temido pelos homens, a falta de desejo sexual é um pesadelo ainda pior. A perda de libido pode estar associada a diversos problemas e, muitas vezes, acaba sendo confundida apenas com problemas conjugais.
O chamado desejo hipoativo, quase sempre abordado a partir da perspectiva feminina, é muito comum entre os homens. No entanto, o assunto gera desconforto e ainda é tratado como tabu pelo público masculino.
Causas da falta de desejo sexual
Os motivos da falta de desejo sexual do homem são bastante variados. Conheça a seguir algumas das causas mais comuns.
1. Andropausa
Assim como as mulheres sofrem com a menopausa, os homens podem vivenciar os desconfortos da andropausa. O fenômeno costuma ocorrer entre os 40 e os 55 anos, alterando os níveis do hormônio masculino, a testosterona. Isso ocasiona tanto a diminuição da produção dos espermatozoides quanto do apetite sexual.
2. Problemas de saúde
Algumas condições de saúde também refletem na cama. Anemia, hipertireoidismo ou diabetessão doenças que podem contribuir para a falta de desejo sexual.
3. Medicamentos
Especialmente antidepressivos e tranquilizantes tendem a apresentar efeitos colaterais e podem comprometer a relação.
4. Depressão ou estresse
Os fatores psicológicos também refletem diretamente na libido masculina. Os motivos da depressão são variados e, muitas vezes, cabe à própria família identificar o problema e incentivar o paciente a procurar ajuda.
No caso do estresse, devido a uma rotina cada vez mais agitada, muitos homens não conseguem se desligar de suas responsabilidades e acabam deixando de lado o interesse sexual.
5. Disfunção erétil
A impotência é uma das causas mais comuns, quando o assunto é a falta de desejo. Estudos apontam que mais da metade dos homens acima de 40 anos convivem com algum grau do problema. O próprio receio de falhar acaba dificultando ao homem sentir vontade de fazer sexo.
6. Problemas conjugais
Embora nem sempre seja a principal causa, um relacionamento conturbado pode, sim, interferir no prazer. Pode ser apenas uma situação passageira, ou da rotina, mas é importante identificar a causa para possibilitar a solução. Conversas francas e até terapia de casais são meios para ajudar.
CHARNELBLOG-2016-
Comments