COMO RESGATAR A LIBIDO?
PERGUNTAS & RESPOSTAS
“Não tenho libido”
Essa alegação aparentemente biológica já começa dando sinais de certo desconhecimento do funcionamento humano, não existe uma substância que circula no corpo chamada libido, a questão não é ter ou não.
A libido é um estado de espírito, ainda que um dos elementos seja biológico, basicamente se compõe de algumas características psicológicas importantes para a saúde, não só sexual, de uma pessoa.
– Abertura: ser capaz de se abrir para algo novo, inusitado, cheio de surpresa é próprio do desejo sexual. A pessoa passiva, apática e sem disposição para enfrentar o desconhecido irá deixar que sua libido não tenha dinamismo e movimento.
– Curiosidade: o tesão se alimenta de descobrir possibilidades, inovações e de lidar com o jogo de mostra-esconde que pode se passar na cama. Aquele frio na barriga em sentir o tesão pelo próximo movimento é de fundamental importância para alguém que quer se realizar sexualmente.
– Força: não há sexo gostoso sem uma dose de agressividade saudável. Ninguém penetra ou é penetrado se não tiver certa disposição para a intensidade brusca dos movimentos. Uma pessoa com personalidade frágil acharia ofensivo tudo o que há no sexo.
– Leveza: paradoxalmente a força desacompanhada de certo divertimento perde a graça, pois é a capacidade de brincar de papéis que não são os habituais que conferem um sexo gostoso e sem pudor.
– Busca: não adianta ficar conformado com aquilo que sabe. É como no trabalho, se quer ser criativo precisa se estimular, buscar informação, fazer curso, aprender pela sabedoria dos mais experientes. Sexo é um mundo de possibilidades, para isso é preciso buscar.
– Ousadia: sexo sem ir além do óbvio é mesmice. Se você anseia mais prazer e mais vontade precisa criar um certo desconforto na mente acomodada e chacoalhar o conformismo.
– Provocação: a provocação é uma forma de insinuar um ato que vai aumentar em potência e intensidade.
– Generosidade: para ativar o desejo é preciso considerar que tem uma outra pessoa presente e que ativa a sua imaginação e que quer receber algo também na hora do prazer. Pessoas egocêntricas costumam lembrar do desejo d parceiro só quando querem algo, nessa hora não se importam se ele quer mais ou menos. Sexo também é doação.
– Iniciativa: a pessoa que espera o mundo acontecer não dará o pontapé inicial no desejo de desejar.
– Admiração: para ter tesão é preciso admirar o que outro tem a oferecer, todos os membros e orifícios estão ali disponíveis para se lambuzar e ter prazer. A incapacidade de olhar com ardor para o outro limita a libido.
– Transgressão: se uma pessoa é incapaz de decepcionar, contradizer e romper com a culpa certamente verá no sexo um pesadelo moral. Se fôssemos dar atenção à tudo que já foi dito sobre sexo não haveria nem beijo na boca.
FONTE: Por Frederico Mattos
CHARNELBLOG