BEIJO: TERMÔMETRO DA BOA RELAÇÃO
ARTIGOS
Segundo a psicóloga e expert em sexo e relacionamentos Tatiana Presser, o beijo é peça fundamental de uma relação. “Ele é o jeito mais íntimo de demonstrar carinho e amor ao parceiro”, garante.
O problema é que com o passar do tempo, o beijo que é o termômetro da relação, perde a importância e o espaço. Portanto, se você já nem lembra quando deu o último no maridão, é melhor parar pra pensar.
Prestar atenção no beijo pode até salvar a relação. E, por incrível que pareça, o beijo está, infelizmente, cada vez mais disperso. “É difícil ver um casal que se beija com frequência e demonstra carinho de uma forma amorosa”, analisa Tatiana. “Essa demonstração é essencial para manterem um contato íntimo e um respeito mútuo”.
Deixar o beijo na gaveta, no banco, esquecido na caixa das boas memórias não é necessariamente culpa do casal. A paixão inicial se transforma sim em outros sentimentos, mas, nunca é tarde pra voltar aos tempos dos bons beijos de cinema.
“Mesmo que haja amor na relação, a correria do dia-a-dia acaba fazendo com que a gente deixe este hábito de lado e, quando finalmente nos damos conta do sumiço, nos sentimos tímidos em inserir a prática novamente no relacionamento”, diz Tatiana.
E, a maluquice nisso tudo, segundo ela, é que as pessoas passam a ter vergonha de se beijar. “São as contradições da nossa sociedade. Podemos dançar de forma explícita, mas o beijo sempre provoca um desconforto e por isso muitas vezes é deixado de lado”.
A boa nova do beijo é que ele tem o poder de dar uma “chacoalhada”, sempre! Seja para demonstrar que está havendo problemas (quando é frio e sem gosto), ou para despertar o desejo adormecido. “Ele é determinante em mostrar para o outro o carinho, o amor e o afeto que se sente. O beijo é uma declaração, uma carta de amor”.
E se você está tirando o corpo fora dessa análise só porque ainda transa com o amado como no começo da relação, atenção. “Muitos casais transam durante anos e não se beijam, mas poucos beijam, mas não transam”, diz Tatiana.
Entendeu? “O beijo é o gesto mais íntimo e, sem dúvida, mais íntimo do que o sexo em si. Não é a toa que muitas prostitutas fazem de tudo menos beijar”.
FONTE: por Lessandra Lara em Amor, Por Sabrina Passos.
CHARNELBLOG