GRÁVIDAS PERDEM O DESEJO SEXUAL? VEJA A RESPOSTA PARA ESSA E OUTRAS LENDAS QUE ENVOLVEM A GESTAÇÃO
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Barriga pontuda: vai ser menino. Engravidou em dia par: vai ser uma garotinha. Cuidado: nada de sauna por nove meses, ou o bebê nasce antes da hora! Todo mundo conhece algum dito popular sobre a gravidez. Alguns não passam de mito, mas outros podem guardar lições importantes. Para desvendar as dez lendas mais comuns sobre o assunto, o EXTRA convidou três obstetras.
— Ainda é comum receber mães no consultório acreditando nas mais variadas histórias. Isso acontece principalmente por causa da ansiedade que antecede a chegada do bebê. Às vezes, se questiono algum desses mitos, elas insistem, não aceitam — conta Renato Ferrari, professor do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFRJ.
Os ensinamentos passam, em geral, de mãe para filha ou surgem na roda de amigos e no trabalho. Tudo pelo bem da mamãe e do bebê. Antes de adotar qualquer prática, contudo, é preciso pedir a opinião do médico.
— Há casos em que o mito pode prejudicar a saúde do bebê. Tem gente que diz que beber cerveja escura faz a mulher ter mais leite, por exemplo. É um perigo, pois o álcool atravessa a placenta e interfere no desenvolvimento do feto — afirma Luiz Zamagna, coordenador do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do Hospital Federal de Bonsucesso.
A técnica de radiologia Elaine Nassar, de 22 anos, nunca acreditou nas lendas da gravidez. Mas bastou descobrir que esperava o primeiro filho para ser bombardeada com palpites e conselhos.
— Muita gente dizia que eu ia ter um menino, porque eu estava com espinhas. Mas, no quarto mês, eu descobri que era uma menina. Tinha gente que mandava dormir do lado direito, para o bebê ficar bem — conta.
Artigo publicado por Thamyres Dias no site EXTRA.
http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/gravidas-perdem-desejo-sexual-veja-resposta-para-essa-outras-lendas-que-envolvem-gestacao-5475504.html
- CHARNELBLOG -